Cremilda Cândido, 28 anos, cursante de corte custura, residente no bairro de Chamanculo D, casada e mãe de uma filha de oito anos. Teve a informação sobre os cursos ministrados pela Asscodecha, através de um familiar, que segundo a nossa entrevistada, retracta a sua paixão pelo curso de cabeleireiro. Segundo a orientação e o aconselhamento do seu esposo veio a optar em candidatar-se ao curso de corte costura, onde veio a ser selecionada. Participou no curso com a duração de quatro meses no centro de formação profissional Asscodecha.

Após a formação, não arregaçou as mangas, prosseguiu com a procura de um local para conciliar o aprendido durante a formação através de práticas no estágio profissional. Exerceu as boas práticas em termos de moldes e corte de medidas para vários feitios (modelos) de camisas, saias, vestidos, entre outros artigos que compõem a vasta actividade ligada ao mundo da moda.

Ao seu ver as coisas não param por aqui, ela deu seguimento no seu trabalho fazendo trabalhos em casa oferecendo serviços aos residentes do bairro e a sua vizinhança fazendo bainhas nas calças, capulanas e saias.

Segundo a nossa entrevistada ela tem o sonho de montar uma actividade geradora de renda através de fornecimento de serviços aos utentes do bairro.

Para ela o grande desafio e capitalizar os conhecimentos adquiridos para que estes sirvam de mudança para a sua vida e da sua família, ainda nesse rol de questões, ela não para por aqui e vai além com o seu sonho que numa perspectiva futura pretende conciliar as duas áreas tendo uma boutique e um salão de beleza e cabeleireiro.

Incentiva as mulheres para que estas adquiram conhecimentos através de uma formação profissional, que só assim a mulher contribuirá para o seu sustento e para a melhoria da sua vida familiar.

A Asscodecha serve de ponte e trampolim para a realização dos sonhos para as mulheres empreendedoras através de cursos terciários que de um modo geral contribuem favoravelmente a comunidade melhorando assim o tecido económico do bairro.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *